Série Encontro das Águas no Teatro Amazonas

16:25

Já que nós somos beeem ecléticos, é com muito prazer que damos início a mais uma cobertura eventística com a estreia da IV Série Encontro das Águas, que acontece nesses dois últimos fins de semana de julho, no Teatro Amazonas. Em sua quarta edição, o projeto da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) que une o erudito e o popular traz releituras de músicas amazonenses, séries e trilhas de TV em quatro espetáculos totalmente diferentes.

A abertura da Série aconteceu na última quinta-feira (19), e na entrada já nos deparamos com intervenções artísticas bem ali, no hall principal do TA. (Nós sentimos que isso devolveu a ele o significado do apelido pelo qual ficou conhecido - o templo amazonense das artes.) Artistas plásticos faziam suas obras a olho nu, interagindo com o público e dando vida ao ambiente. Dentre eles, Tatiana Sobreira foi quem me chamou a atenção ao apresentar "Silêncio na Alma", uma tela que representava a perda de um ente querido através de traços fortes de tinta óleo nas cores branco, preto e vermelho. Também teve um indiozinho todo feito de giz e uma dançarina de carimbó lindíssimos.
O concerto de abertura foi "Amassunu", e propõe uma nova leitura dos clássicos da música popular amazonense com participação de bandas da cena local feat. Orquestra Amazonas Filarmônica e regência do maestro Marcelo de Jesus. A primeira canção entoada ficou por conta de Dijuena Tikuna, que emocionou todo mundo ao cantar o Hino Nacional do Brasil na língua indígena. "Porto de Lenha" e "O Amor Está no Ar" ainda fazem parte do setlist do concerto, readaptados. Poetas e artistas locais também participam desse espetáculo declamando, entre uma música e outra, poemas e poesias que falam da Amazônia, nosso povo e costumes.
Os Tucumanus encerraram a primeira noite da Série, com participação do atual Secretário de Cultura, Denilson Novo, tocando guitarra - ele já fazia parte da banda, mas reduziu drasticamente a participação em shows desde que assumiu a direção máxima da repartição pública. No final, todos os artistas subiram ao palco para serem aplaudidos de pé pelo público que, atônito, parecia perdido em meio à tamanha exaltação da Amazônia, do Amazonas e do amazônida. Bravíssimo!

Próximos espetáculos

Amassunu - nova leitura sobre os clássicos da música popular amazonense
Dia 19, às 20h
Dia 28, às 20h

bjÖrkCA - uma jornada através do repertório icônico da cantora islandesa Björk
Dia 20, às 20h
Dia 24, às 20h

Muzikflix - trilhas sonoras de séries marcantes, atuais e mais antigas
Dia 21, às 20h
Dia 29, às 17h
Dia 29, às 19h

Heroes - trilhas sonoras de megaproduções cinematográficas dos super heróis
Dia 22, às 17h
Dia 22, às 19h
Dia 25, às 20h

Os ingressos já estão à venda neste site e também na bilheteria do Teatro Amazonas, e custam entre R$ 10,00 (meia-entrada, Camarotes 3o. andar) e R$ 30,00 (meia-entrada, Plateia ou Frisas).

Edições anteriores

Criada a partir da identificação de um desejo do público, foi após "Música na Terra Média" que a SEC decidiu fazer concertos que conversassem com os jovens, em 2015. A primeira edição da Série Encontro das Águas desdobrou-se em três concertos ao longo daquele ano - Muzikstation 64, Drácula e a reapresentação de Música na Terra Média.
Em 2016, a Série resumiu-se em um concerto que reuniu vários corpos artísticos do Estado que se apresentaram junto a Celdo Braga e o grupo Imbaúba, só para celebrar os 120 anos do Teatro Amazonas de uma forma tão grandiosa quanto o próprio lugar. 
Foi em 2017, com o tema "A Sétima Arte", que a Série Encontro das Águas tomou o formato que conhecemos hoje - com a apresentação de concertos que se intercalam em um mesmo período do ano. Logo, o sucesso dos espetáculos, a boa repercussão e bilhetes esgotados se tornaram apenas um dos reflexos do bom trabalho que vem sendo executado.

Acompanhe-nos nas redes sociais:
 Instagram Pessoal ♥  Instagram do blog ♥ Facebook ♥ Twitter ♥ Fan Page

You Might Also Like

0 comentários

1ª MATÉRIA PARA TV LOCAL

TV LOCAL AO VIVO

SL NO SABORES DA AMAZÔNIA